O site www.smspower.com possui um tutorial bem basico pra programar os jogos de Master System, com informações bem genéricas.
- Comentários - Textos que o Assembly ignora. Sâo suas anotações. Usamos ; antes pra escrever numa linha ou entre / * e */ num bloco. No Mega, uso um '
- Numeros - Nós compreendemos os números de maneira decimal. O computador funciona com linguagem binária e usamos os comandos com linguagem hexadecimal (Por isso, os consoles serem 8, 16, 32 bits; os jogos serem 1,2,4 Mega; as cores serem 64 e 512 no Mega e Master, etc) é útil usar a calculadora cientifica pra transformar os números se pintar duvida.
- Directs - Oferece controle como o Assembler entende o Código. São comandos para Assembler. Os layouts de memoria comuns tem as terminações: .org e .bank (diz onde a saída deve ser colocada); .memorymap (onde a RAM e ROM aparecem no ponto de vista da CPU); .rombankmap (informa como o arquivo ROM é estruturado em mapeamento); .section e .slot (passa devisões sobre codigo de dados); .ramsection (estrutura uso da memoria de maneira flexivel)
- Labels - Ou rótulos. Sequencias de texto que permitem executar linhas de código ou dados em vez de numeros.
- Opcodes - Instruções que serão executadas pelo Z80. Tem mais de 1000, 158 tipos de instrução.
- Memória - quem já está acostumado com Games já ouviu falar de memoria RAM e ROM. A ROM é "Read Only Memory" referente ao software. A RAM é "Randomic Acess Memory" referente ao hardware. No Master tem 8KB.
- Registers - Tipo especial de memoria. Onde mantemos os dados. Usados em RAM e ROM. Tem aproximadamente 22 registers.
- Ports - comunicação com o mundo externo.
O texto em breve, será editado alguns acrescimos, até ser possivel usa-lo como consulta.
Aproveito e dou uma olhada tambem na paleta de 64 cores do Master e seus códigos, o valor hexadecimal e o valor RGB (Red-Green-Blue). Afinal, preciso aprender como fazer a Arte do jogo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário